Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Sobre a origem da corrupção

Publicado por Sonia Alves
há 7 anos

Além de Bacharel em Direito, sou professora da educação infantil e assim sendo tenho por hábito imaginar as pessoas como frágeis crianças dentro das salas de aula. Cada vez que vejo alguma notícia que envolva corruptos como os nossos governantes, infelizmente fico imaginando cada um deles ainda crianças. O que se passava na mente deles? Onde foi que eles começaram a perder o senso moral, a decência, a dignidade? Será que sempre foram assim? Que tipo de educação receberam de seus pais, avós, etc? É de impressionar do que o ser humano é capaz... Ganância, febre do ouro, ostentação...

Hobbes tinha razão em parte. O ser humano é um lobo que se educa no convívio social, porque tem que disfarçar sua natureza para ser aceito. Mas um antigo ditado que vovó dizia faz sentido também: "Dê à alguém dinheiro e/ou poder e vejamos seu verdadeiro caráter"...

Mentirosos, dissimulados, interesseiros, covardes. Esse é o perfil dos corruptos. Aquelas criancinhas tão bonitinhas e tão boazinhas que um dia foram.

Mas para adentrarem e permanecerem corruptos é porque têm apoio de alguém muito próximo. Alguém que desfrute de tudo o que é roubado do povo. São companheiros, amigos, parentes. Quando um filho chega em casa com um objeto que não lhe pertence, mas que trará vantagem (na maioria das vezes só por pura ostentação), aquele familiar finge que não viu, não fala nada, ou as vezes até curte. Assim nasce o corrupto, dentro do seio familiar, apoiado, acolhido, por aqueles que vão desfrutar do fruto do roubo, e nada os fará parar. Pelo menos é o que eles pensam. Acumularam tanto patrimônio roubado que se acham invencíveis. Mas se esquecem que da mesma forma que alcançaram certas posições, podem perdê-la.

O povo precisa se conscientizar e começar a se movimentar para expulsar da vida pública esse tipo de criatura maligna que frauda, rouba, prejudica e destrói a nação. Uma sugestão é a criação de um projeto popular que retire desses sujeitos todas as mordomias que desfrutam às custas do sacrifício do trabalhador. Que eles passem a descontar para a Previdência também (o que tiraria qualquer Estado, Município, Nação do vermelho rapidamente). Que eles tenham que utilizar escolas e hospitais públicos para si, seus filhinhos, seus pais, toda a família, assim como dependam da segurança pública também. O bom exemplo tem que vir de cima! Chega de combustível gratuito, carros oficiais, viagens, moradia, tudo grátis. Chega!

Não é o povo quem tem que pagar a conta para esses crápulas continuarem usufruindo de mordomias às custas do sangue e do suor alheio. Que cada um deles vá sim, para a cadeia, e apodreçam por lá. Que para eles a justiça seja tão lenta quanto tem sido para o reles ladrão de galinhas, que nunca consegue ser julgado.

Querem mesmo saber como nasce a corrupção? Ela já nasce dentro de cada um. Só precisa de oportunidade. E não pense que são apenas os políticos e os governantes que são corruptos. Todos os que tiram vantagem do seu semelhante por algum tipo de vantagem pessoal é um corrupto nato.

Moral, ética, decência, valores, não são qualidades para qualquer um. Essas são características daqueles chamados de trouxas, por não se venderam às vantagens e à ostentação. São poucos, mas existem, e que consigam combater e exterminar do nosso meio esses malditos corruptos.

  • Publicações2
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações48
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sobre-a-origem-da-corrupcao/415392763

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)